Adaptação às alterações climáticas

As notícias atuais estão recheadas de desastres naturais que apontam para um real efeito pernicioso das alterações climáticas. Existem zonas do planeta onde as temperaturas anuais têm vindo a bater recordes de ano para ano, enquanto em outras áreas é a subida das águas que causa morte e destruição.

Em 2017 foi a vez de Portugal ver uma grande porção do território fustigada pelo fogo, enquanto atualmente incêndios de enorme proporção consomem florestas na Austrália, na Califórnia e na Amazónia.

A verdade é que estes acontecimentos vão sendo cada vez mais comuns e é necessário tomar precauções para evitar danos maiores e a perda de vida humana.

O que fazer em caso de incêndios florestais

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem vindo a desenvolver campanhas de sensibilização que visam preparar melhor a população no sentido de prevenir incêndios, mas também informar sobre como reagir na eventualidade destes ocorrerem.

Normalmente os grande incêndios demoram algumas horas a ganhar proporções destrutivas, pelo que as populações se devem manter vigilantes sempre que algum destes fogos deflagrar na proximidade.

Antes de mais deve contactar-se o 112 para relatar a ocorrência. Depois, se as condições o permitirem, deve desligar-se o abastecimento de gás e certificar-se sempre de que existe disponível uma via segura para evacuação rápida.

É importante também estar-se preparado para auxiliar membros da população que tenham dificuldades de locomoção e assegurar-lhes a possibilidade de transporte no caso da eventual evacuação.

Prevenção de danos por cheias

Em relação às cheias, como vimos recentemente em Portugal, há pouco que a população possa fazer para prevenir os estragos causados pela subida das águas. A ação aqui será mais de prevenção.

Antes de abrir um negócio, construir casa ou adquirir propriedades, certifique-se de que estão situadas em terreno livre do perigo de cheias. Se não tiver outra opção, então pelo menos prepare objetos de valor e eletrodomésticos por forma a poderem ser colocados em segurança em caso de inundação.

admin

View more posts from this author